Delegado mexicano das drogas Joaquin 'El Chapo' Guzman é culpado em todas as 10 acusações que ele estava enfrentando em um tribunal federal do Brooklyn … e agora ele está enfrentando prisão perpétua.
Um júri de 7 mulheres e 5 homens devolveu o veredicto de terça-feira para encerrar um julgamento criminal de quase três meses que incluiu até 200 horas de depoimentos sobre tráfico de drogas, AK-47s banhados a ouro, pistolas incrustadas de diamantes … e um suposto pagamento de US $ 100 milhões para um ex-presidente mexicano.
Após 6 dias de deliberações, o júri devolveu veredictos culposos contra Chapo por se engajar em um empreendimento criminoso em andamento, conspiração para lavar o produto do narcotráfico, distribuição internacional de cocaína, heroína, maconha e outras drogas e uso de armas de fogo.
Repórteres no tribunal dizem que Chapo parece chocado com o veredicto, e sua esposa, Emma Coronel, lutei contra as lágrimas.
Tem sido um passeio selvagem para o líder do Cartel de Sinaloa nos últimos anos. Ele foi capturado pelo governo mexicano em 2014, escapou mais de um ano depois através de um túnel subterrâneo de uma milha de comprimento … mas foi pego novamente no início de 2016.
Ele foi extraditado para os EUA em 2017 e, entre novembro e novembro passado – quando seu julgamento criminal foi iniciado – houve uma série de movimentos e decisões estranhas sobre sua vida atrás das grades. Só para citar alguns, Chapo já teve prisão Problemas de TV, problemas de oração, recomendações de carta de amor e fez um sincero prometo não matar seus jurados anônimos.
Fontes policiais dizem que Chapo está olhando para uma sentença de prisão perpétua … sem liberdade condicional. A sentença será anunciada em 25 de junho.